19 de junho de 2012

Encontro de Oração - Grupo de Jovens de Sequeiros


És precioso(a) para mim!

A noite de sexta-feira foi o momento para nos ambientarmos à casa que nos recebeu e para nós próprios nos prepararmos para a caminhada que iriamos trilhar. Assim, o Sábado amanheceu. A primeira descoberta foi através do Salmo “Senhor Tu me conheces”… Foi muito importante meditarmos sobre o que é que Deus conhece de cada um de nós; que Deus vamos descobrindo na nossa vida e como vamos sentindo o Seu amor no dia-a-dia… Fazer a experiência do amor de Deus, e viver em comunhão com Deus só faz sentido na medida em que, nós e Deus, o fazemos em conjunto… Cada batimento do nosso coração só faz sentido na medida em que ele se mergulha na imensidão do amor do coração de Deus. 

Após o almoço, fomos visitar as irmãs Cisterciences, que mais uma vez nos acolheram com imenso carinho e amizade. Após a oração e um breve momento de convívio despedimo-nos e, em grupo, fizemos uma caminhada até ao rio. Foi um belo momento de união e descontração… Nem a chuva, que teimava cair, nem a falta de guarda-chuvas nos impediu de vivermos mais um momento em grupo onde pudemos contemplar as maravilhas da Criação!

Continuamos o nosso Encontro de Oração e algo muito especial esperava cada um de nós. Ao descobrir o rosto de Deus tomamos consciência de que, para Ele, somos preciosos! Ele ama-nos e deixaria tudo por nós! Ele está sempre ao nosso lado… Quando as maiores tempestades assomam o mar das nossas vidas, Ele é o farol que nos guia pelo caminho mais seguro. Por vezes procuramo-Lo no tumulto da vida e acabamos perdidos e revoltados porque Ele não nos responde… e quando estamos prestes a desistir eis que, no silêncio, Ele chama por cada um de nós e vem ao nosso encontro como que se de uma brisa suave se tratasse! 

No Domingo de manhã, percorremos mais uma etapa… Como um cristal, quando estamos em comunhão com Deus, a luz do Seu amor faz-nos brilhar no mundo! Por vezes as nossas atitudes levam-nos a construir uma barreira, entre nós e Deus, e aí o cristal não pode brilhar… No Sacramento da Reconciliação quebramos essa barreira e o amor de Deus brilhou intensamente em cada um de nós! Terminamos com uma Eucaristia muito bela e cheia de sentimento, onde a festa da alegria do amor de Deus se fez muito presente!!!

Agora é tempo de nos prepararmos para mais um ano de caminhada do nosso grupo… que o amor de Deus continue a brilhar em cada um de nós para, em grupo e no Movimento, fazermos o que Ele nos pede! :)

Grupo de Jovens de Sequeiros


No fim-de-semana de 2 e 3 de Junho o Grupo de Jovens de Sequeiros parou, desviando-se da azáfama do dia-a-dia, para fazer o seu Encontro de Oração. Ainda que habituados a parar para rezar os nossos sentimentos, este foi o primeiro encontro, com a duração de um fim-de-semana, que o nosso Grupo fez… Talvez por isso a ansiedade estava muito presente nos nossos corações… Seriam mais de 48 horas todos juntos… Nós e Deus. Deus em nós. Nós para Deus.