28 de novembro de 2010

1º Domingo do Advento

ACOLHER

Meditação:
O Evangelho do primeiro Domingo do Advento, põe na boca de Jesus uma pequena parábola, onde Ele se compara a um «ladrão» que chega no meio da noite e surpreende os que vivem em casa. Mas, no fundo é um convite a estarmos atentos para não sermos surpreendidos pela Sua chegada e a sermos capazes de O acolher. Por isso, há que evitar tudo aquilo que nos anestesia e transtorna: tudo o que nos faz viver como que adormecidos. Estar de vigia é a forma lúcida de esperar o Amado; mais, ser vigilante é estar disponível para acolher Aquele que vem até nós amorosamente.
Com efeito, Jesus pede-nos que abramos bem os olhos para descobrir os «sinais dos tempos» (Mt. 24, 37-44). É que Ele está presente em nós, mas ainda não somos capazes de perceber a Sua presença. Ele fala-nos, mas não aprendemos ainda a ouvir a Sua voz. Tudo o que por Ele foi criado transmite-nos «mensagens» que podem orientar a nossa vida, mas ainda não aprendemos a decifrá-las… Acolher Jesus começa por sermos capazes de descobrir, escutar e interpretar os sinais que anunciam a Sua chegada.

Oração:

Senhor como poderei acolher o outro se não Te acolher a Ti?
Como saberei amar se não for na escola do Teu amor?
Como poderei contribuir para que haja paz, harmonia, compreensão… se não fores Tu, Senhor, a habitar no meu coração e a agir através de mim?
Senhor, que neste Advento, eu saiba guardar para Ti o primeiro lugar. Que não comece um único dia sem Te saudar, agradecer e pôr sob a Tua protecção tudo quanto queiras realizar, através de mim, no nosso mundo, na nossa casa, na Igreja… tão carenciados dos valores do Reino.
Dá-me, Senhor, o dom de acolher como gosto de ser acolhido, pois segundo a Tua palavra: «tudo o que fizerdes e um dos mais pequeninos a mim o fazeis»