26 de fevereiro de 2012

Recoleção 3 e 4 de Dezembro de 2011 – “ CORVOS “ E “ DOMINUS”


Nos dias 3 e 4 de Dezembro de 2011 os grupos de jovens “Dominus”, de S. João Batista de Gamil, e “Os Corvos”, de S. Bento da Várzea, dirigiram-se ao Colégio La Salle para uma recoleção com vista à reflexão sobre a fé, confraternização e reforço da união entre os membros dos dois grupos.
Chegamos de manhã com a expectativa de estarmos à altura dos desafios que nos seriam propostos e com um certo nervosismo em volta do que nos esperava.
A ansiedade reinava em nossos corações. Muitos de nós nunca tinham tido uma recoleção; era tudo desconhecido.
 Começaram as apresentações e de seguida as reflexões e partilhas. Havia um ambiente muito diferente do que estávamos habituados a ter. Partilhávamos coisas do nosso interior que nunca antes tínhamos contado a ninguém. As músicas nas alturas de reflexão pessoal penetravam as entranhas e chegavam ao “ alvo”- o coração - e faziam-nos parar e pensar. Os olhares atentos dos que nos escutavam davam segurança, conforto e de alguma forma éramos um reflexo do que eles também sentiam. Sentimo-nos unidos e com um objetivo comum: descobrir o rosto de Cristo e qual o nosso papel como Seus seguidores.
Nesses momentos houve uma carga emocional muito grande, as lágrimas e as palavras aqui partilhadas eram reais, sentidas.
 Para que ficássemos completamente iluminados pela Luz que é Deus e pudéssemos seguir Seu caminho, tivemos de nos libertar dos nossos pecados, para só depois voltar ao “ mundo real” e seguir a nossa missão.
Além disso, tínhamos as horas de lanche e almoço que eram enérgicas, cheias de música e animação. Eram a imagem da nossa felicidade, tal como a altura de preparar a Eucaristia em que todos entusiasmados dávamos mil e uma sugestões.
Nesse fim de semana foi visível o forte companheirismo; houve abraços que nos aliviaram e nos libertaram de tudo que nos incomodava interiormente. Foram abraços carregados de energia e amizade.
 Foi uma grande reflexão que já está a começar a dar frutos. Valeu a pena! E o que em nós ficou desse fim de semana devemos à coordenadora do retiro, à Irmã Manuela, e também ao seu bom amigo, Ezequiel, que são duas pessoas apaixonantes que tentam transmitir aos jovens o melhor que sabem, pois de facto são duas pessoas que se encaixam na perfeição entre jovens.
Quanto a nós, juntos continuaremos a ser “ as maravilhas que Deus criou” e a fazer o que Ele nos pede.
 
Grupos de Jovens "Dominus" e Grupo de Jovens "Corvos"