5 de dezembro de 2010

2º Domingo do Advento

CONVERSÃO


Meditação:
O Evangelho deste Domingo apresenta-nos os apelos vigorosos de João Baptista dirigidos aos fariseus e saduceus. Convidava-os à conversão. Os primeiros tinham de mudar para fazer da sua vida para honrarem o espírito da Lei do Senhor que constantemente referiam nas suas conversas. E os outros tinham de mudar para que as suas acções fossem mais santas que os sacrifícios que ofereciam frequentemente no Templo de Jerusalém.
Mas, uns e outros escondiam-se por de trás da sua linhagem - «já temos por pai a Abraão». Essa era a sua resistência maior, a julgar pela interpelação que João Baptista lhes dirige. Tinham herdado o sangue de Abraão, mas não a pureza da sua fé. Por isso, João grita «Deus é capaz de tirar destas pedras filhos de Abraão». Com esta frase anunciava um Deus diferente ao que eles imaginavam. Mais, criticava a sua falsa segurança e o seu orgulho falsamente religioso.
O conflito de João Baptista não termina com esta confissão do poder de Deus. As suas exortações expressam-se de forma imperativa e ressoam ainda hoje nos nossos ouvidos. Arrepender-se é mudar a escala de valores; é nascer para um novo estilo de vida… é CONVERSÃO.
A sua motivação não é aparentar nada a ninguém, mas sim viver uma maior proximidade de Deus. Só assim se torna possível a chegada do Messias e é credível em cada um a Sua mensagem. No fundo, aquele que se converte passa a viver «dependente» de Deus; a ver no outro o rosto dum irmão; a amar a verdade acima de tudo.

Oração:
Sabes, Senhor como sou agarrado às minhas opiniões.
Eu sei…, eu penso que…, para mim é … sempre «eu».
No entanto, sei que quem actua, quem converte, quem salva, quem ama e orienta… és Tu, Senhor, e não eu.
Assim como João Baptista, na sua pregação convida os ouvintes a darem frutos que expressem a sua conversão, assim eu Te peço que me ajudes a libertar dos meus defeitos e pecados para deixar que sejas Tu a actuar, a amar, a corrigir, a santificar pois sem Ti tudo é oco, vazio, sem sentido…
Ajuda-me neste Advento a «converter» o coração acolhendo e dando testemunho da Tua presença na minha vida pelos valores da justiça, da paz, da compreensão