12 de dezembro de 2010

3º Domingo do Advento


OLHAR

Introdução:
Neste Domingo, o Evangelho relata-nos o facto de João Baptista, da prisão onde Herodes o tinha posto, ter enviado alguns dos seus discípulos ter com Jesus para lhe perguntar: «És tu o Messias, ou devemos esperar outro?». A pergunta não era descabida, pois naquele tempo apareciam constantemente falsos profetas, intitulados de «messias». Como fará em outras ocasiões, Jesus não apresenta mais credenciais, senão as Suas obras. Graças a Ele, «os cegos vêm e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres». As Suas acções coincidem com as antigas promessas formuladas no Livro do Profeta Isaías e são, ainda hoje, os sinais que precisam de ser vistos e olhados de forma pura e verdadeira, por cada um de nós.
Estamos acostumados a ler este texto como uma resposta a João Baptista. Mas estas palavras interpelam-nos também a nós. Aliás, somos nós, aqui e agora, os que não podemos aguardar por outro Salvador. Ninguém nos salvará para além d’Ele. Nem pessoas, nem instituições, muito menos as ideias e as opiniões da moda. Nem líderes nem ideologias. Nem objectos de consumo, nem jackpot do Natal… Temos de olhar bem! Só Ele é o Salvador. Este é o conteúdo central da nossa fé.

Oração:
Senhor, a Tua resposta aos discípulos de João é bem clara: “ide dizer a João o que vedes e ouvis…”. Não precisas de outra apresentação ou credenciais. As obras falam.
Senhor, eu acredito que queres que as Tuas obras sejam para todas as pessoas de todos os tempos. A todos queres curar da cegueira… a todos queres libertar para que a Tua salvação chegue até aos confins da terra. Hoje, continuas a enviar mensageiros a anunciar a Boa Nova, a matar a fome aos mais desamparados, e nos dizes: “Eu tive fome e deste-me de comer…”
Senhor, que neste Advento eu saiba olhar para o meu próximo e moderar os meus gostos e apetites desordenados para poder partilhar com os que mais precisam.