20 de dezembro de 2010

IV Domingo do Advento



Introdução:

Nas vésperas do Natal, a liturgia repete-nos uma e outra vez que o «mundo espera o Salvador». Se pensarmos um pouco, esta afirmação questiona-nos. Primeiro, a que mundo nos refere? Os cristãos são uma sexta parte da humanidade, mas mesmo entre estes, muitos vivem sem esperar o Salvador. Depois, que tipo de Salvador esperam os que realmente esperam? Alguns põem os seus olhos e o seu coração em «algo», como a continuidade do emprego, a compra da casa ou do carro, os presentes cheios de ilusões. Há alguns ainda que põem a sua esperança num líder qualquer que vença a crise… ou algum mágico que mude a vida sacrificada e dolorosa nas fantasias do prazer eterno. Mas, dá impressão que a maioria não espera nada nem ninguém, pois vivem tão comodamente o presente que não são capazes de ver o futuro…
Os textos bíblicos apresentam-nos Deus como Salvador do ser humano. Jesus é reconhecido como o Salvador definitivo, enviado pelo Pai. Ele vem salvar-nos da tirania do «ter», do «poder» e do «prazer. Ele liberta-nos da desconfiança que experimentamos perante a vida e os outros, sobretudo quando vivemos em «competição/competitividade» constante. Jesus liberta-nos duma concepção de Deus tirano que faz com que tenhamos medo, ao vê-l’O como um inimigo da nossa felicidade. Mas, liberta-nos do pior que existe em nós próprios: a mentira, o egoísmo, a cobardia, a vaidade, a superficialidade, o medo…
Um anjo desvela a José o segredo da maternidade de Maria, a saber: a CONFIANÇA. Por isso, dará ao mundo Aquele que «salvará o Povo dos seus pecados». No nome da criança manifesta-se a Sua missão. Sim, o Seu nome vem dizer-nos que a causa humana não está votada fatalmente ao fracasso. Há que ter CONFIANÇA, pois há uma salvação para quem aspira a viver com dignidade no mundo, a ser servidor do bem e da verdade, no fundo, para quem acolhe, como Maria faz, o dom gratuito de Deus.

Oração:

Senhor, na proximidade da grande festa, aparecem Maria e José como modelos de fé e confiança. Mesmo sem entender muito bem, Maria diz o seu SIM, e realiza-se nela o grande acontecimento. «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Pelo seu sim Maria mostra a força da sua fé e confiança e entrega-se totalmente ao seu Senhor. José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara. E cumprem-se as profecias. E o Filho de Deus incarna no seio de Maria e vem habitar no meio de nós.
Hoje, Senhor, continuas a «convidar» pessoas que se queiram abrir aos Teus planos de salvação para que esta chegue a todos os povos. Tu, o Senhor do universo, vens pedir o contributo dos pequenos e fracos que sem ti nada podem fazer.
Senhor, dá-me a coragem de Maria e de José para Te dizer Sim, conta comigo,
para que o Teu Reino cresça, o Teu Amor se difunda, os homens se amem e ajudem, para que a Tua salvação entre verdadeiramente no coração de cada um.