24 de dezembro de 2010

Natal do Senhor


Nós, os cristãos, não podemos fechar os olhos a este ambiente laicista que parece decidido a fazer desaparecer tudo o que é cristão da nossa cultura. Contudo, não podemos esquecer a nossa parte de culpa. Nós próprios fizemos do Natal uma festa pagã. É preciso que, ao chegar a este dia, meditemos com sinceridade no significado que o Nascimento do Salvador tem para nós. Jesus nasce na pobreza e no abandono. N’Ele Deus aproxima-se da nossa história e oferece-nos o Seu amor e misericórdia. Em Jesus, a nossa humanidade sabe-se inundada pelo mistério de Deus, pela Sua Luz, pela Sua bondade.

Celebrar este dia é proclamar que ainda é possível a esperança. É a ocasião para a «grande mudança» como diziam os Padres da Igreja. Deus faz-se homem para que o homem possa participar na própria vida de Deus. O Senhor faz-se escravo para que o escravo possa chegar a converter-se no Seu Senhor.

No Natal, escutamos a mensagem do anjo, no Evangelho de Lucas: «Hoje, (…) nasceu-vos um Salvador: o Messias, o Senhor». Recebamos esta mensagem no nosso coração. O que nasce é o Salvador. É um de nós… Comparte a nossa sorte e conhece os nossos caminhos… Pode guiar-nos! Ao seguirmos os Seus passos, sabemos que somos salvos do egoísmo e da «doença», da nossa mudez e do nosso desvario. Jesus é o Messias. É o enviado por Deus. As Suas palavras nascem do próprio de Deus, por isso estão cheias de vida e de verdade. As suas acções tornam evidente a compaixão de Deus para com os pobres e os marginalizados. Ao Menino de Belém reconhecemo-lo como o Senhor. Com efeito, Ele é mais que um profeta. Comparte connosco a humanidade mais genuína e comparte com Deus a glória que nos ilumina e nos diviniza. Ele é o Senhor da nossa existência.




Senhor, é para nós esta mensagem: Alegrai-vos.
Alegrai-vos! “Nasceu-nos hoje um Salvador!” Pequeno, pobre, humilde. Grande lição! Quando os grandes da terra procuram o poder, a riqueza, a importância… Tu, Senhor nasces num «curral», na situação de pobreza em que tantas pessoas, ainda hoje, vivem sem esperança de vida melhor.
Alegrai-vos porque o Senhor veio ao nosso coração. Deu-nos o seu amor e perdão, abriu-nos ao próximo, … Nasceu!
É festa. Festa porque hoje o mundo está um pouco melhor. Quantos acolheram, partilharam, ajudaram, celebraram!
Senhor, ajuda a que nos abramos ao Teu amor para que continuemos a viver Natal todos os dias.



A todos um SANTO e FELIZ NATAL!! =)